Lançamento da plataforma Mapa nas Nuvens

Cartografia cultural do DF

Mapa nas Nuvens é uma plataforma de georreferenciamento de agentes, espaços e ações culturais do Distrito Federal. Ela é a primeira etapa para a implementação do Sistema de Informações e Indicadores Culturais do DF. A plataforma é responsiva, mas o aplicativo pode ser baixado em celulares ANDROID:

Inscrições:confirmar presença pelo endereço mapanasnuvens@cultura.df.gov.br

Classificação Etária: Livre

Site: http://mapa.cultura.df.gov.br/

Mais Informações: (61) 3325-5217

Anexo MuN

Lançamento Mapa nas Nuvens: dia 30 de junho de 2016, quinta-feira, às 18h30.

Preço: Entrada Franca

Endereço: Setor Cultural Sul, lote 2, Zona 0, s/n , Plano Piloto, 70070-150, Brasília, DF

A cultura do DF em um só lugar

O Mapa nas Nuvens – Cartografia Cultural do Distrito Federal marca o início de uma nova metodologia para formulação de políticas culturais, inédita no Distrito Federal. Neste espaço virtual, inspirado pelo simbolismo do céu de Brasília, apontamos para um DF com mais diversidade e mais sinergia, explorando o potencial da cidade para a economia criativa.

A partir do mapa, será possível congregar todas as ações, inciativas, espaços e agentes culturais de maneira colaborativa e que irá permitir o levantamento de dados sobre como a cultura está distribuída geograficamente no DF e Ride. Assim, será possível conhecer como se dá a criação, pesquisa, produção, difusão e fruição da cultura em nossa região.

Plataforma em software livre de geolocalização, o Mapa nas Nuvens é resultado da parceria da Secretaria de Cultura do DF com o projeto Mapas Culturais do Instituto TIM, criado em 2013. A plataforma está alinhada ao Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais do Ministério da Cultura (SNIIC) e contribui para que os gestores públicos realizem alguns dos objetivos do Plano Nacional de Cultura, que define ações públicas do setor até 2020.

Para o público em geral, toda esta estrutura complexa, que é autogestionada, abastecerá a Agenda do Mapa nas Nuvens. Acessando www.agenda.cultura.df.gov.br, será possível encontrar o roteiro completo de todas as atividades cadastradas na plataforma, desde a programação de cinema aos saraus poéticos, dos shows no centro do Plano Piloto às exposições no Museu Histórico de Planaltina.

Por que Mapa nas Nuvens?

Com a liberdade permitida pela ferramenta para customização do mapa cultural para qualquer cidade, estado ou município que aderir a ela, a Secretaria de Cultura do DF firmou uma parceria com o Observatório de Economia Criativa da Universidade de Brasília (OBEC/UnB). Em fevereiro de 2016, a equipe formada por designers (professores e bolsistas) construiu um conceito a partir de vivências lúdicas e reflexões sobre a nossa cidade.

A dinâmica incluiu um trabalho árduo por parte da OBEC de pesquisa de cores por meio de registros fotográfico e videográfico de paisagens do DF. Assim, chegamos às nuvens. Além de mimetizar a criatividade do traço do arquiteto cantada por Djavan, o céu do DF remetia às antigas cartas de navegação. As nuvens, especificamente, carregam duplo simbolismo: sua capacidade de transformação sem fronteiras e a grande metáfora tecnológica do armazenamento de informação.

Esta é, portanto, a cara da cultura do DF: poética, ilimitada, coletiva e colaborativa. Convidamos você a embarcar nesta jornada, a experimentar e a difundir a nossa cultura por meio de um clique em seu computador, em sua smart TV ou em seus dispositivos móveis. O céu já não é mais o limite.